sexta-feira, 1 de março de 2013

Não tenha filhos

Falo de maternidade com muita paixão, agradeço a Deus o dia em que tive um filho. Olho para minha cria e babo imensamente. Mas ter filho dá trabalho, e muito. Um trabalho que pra mim é muito prazeroso, mas trabalho. Em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não existe folga ou férias. Se você quer permanecer vivendo como vive, não quer abrir mão de nada por um outro ser, faça um favor a si mesmo e à sociedade: Não tenha filhos. Não se empolgue com o bebê fofinho de sua vizinha, ou com a cobrança que insistem em fazer aos casais. Filhos não são brinquedos, não são mais um degrau no seu status social. Eles requerem muito, eles merecem muito.
Volta e meia me deparo com situações em que me pergunto porque cargas d'agua a pessoa resolveu ter um filho. Meu bem, se você acha que amamentar é coisa de pobre, que não quer criança pendurada em você, não tenha um filho. O Bebê necessita do leite materno para que se desenvolva da maneira adequada. E precisa do colo e carinho de mãe que normalmente acompanham os momentos de amamentação. Se você acha que seu sono é sagrado e que noite perdida só se for na balada, esqueça a ideia de ter um filho. Seu filho vai tirar seu sono várias vezes ao longo da vida. Vai acordar, enquanto bebê, para mamar, para brincar ou simplesmente para ficar perto de você, e para ele não faz diferença se são dez da manhã ou duas da madrugada. Vai adoecer algumas vezes e precisará de cuidado e vigília.Não perder noite não é uma opção, tá no pacote básico, vem de fábrica. Se você não é capaz de se doar, não tenha filhos. Eles precisam de doação de tempo, de amor. Requerem altas doses de paciência. Ah, outra coisa muito importante. Se você quer alguém que dorme sozinho, sem precisar ser ninado, brinca sozinho e que seja altamente independente, definitivamente, não tenha filhos. O filhote humano é dependente por natureza. É mais um item que vem de fábrica. Serão anos de absoluta dependência. E mais alguns anos de relativa dependência. Precisarão dos pais para mantê-los vivos, seguros, protegidos. Precisarão de atenção para que se desenvolvam bem física e emocionalmente. E o melhor de todos, se você acha que filhos são um investimento, oh Deus, não tenha filhos. Invista na bolsa, será mais seguro. Talvez em imóveis. Mas não em filhos. No futuro pertencerão a eles mesmos e sua opinião será apenas isso, uma opinião. Não vão lhe devolver os valores gastos em fraldas, comida, escola, plano de saúde, brinquedos, roupas. O que oferecemos a eles não deve ser esperando um retorno, uma compensação futura. Se você é incapaz de enxergar isso, não tenha filhos.
Ia esquecer de um motivo absurdo mas muito usado: se seu relacionamento está uma merda, NÃO TENHA FILHOS. Filhos não prenderão seu namorado ou namorada. Não salvarão seu casamento. Muito pelo contrário, se a sintonia do casal não for bem bacana, se ambos não tiverem maturidade e sabedoria, o casamento vai para as cucuias. As noites de sono perdido, os saltos e picos de desenvolvimento, e a loucura hormonal e emocional do puerpério exigem bastante do casal, acredite, não são a receita mais eficaz para garantir o adiamento do fim. Faça um viagem a dois, é mais barato, mais prático e o resultado seria mais garantido.
Existem um milhão de razões para se ter filhos. Eu listaria muitas delas. Começar o dia vendo um sorriso do meu bebê, hoje com dois dentinhos, não tem preço. Deitar na cama com ele e o maridão, apenas pra brincar e rir, é algo impagável. Amamentá-lo, sentir o "bafinho" de leite e o carinho das suas pequenas mãozinhas faz valer cada noite em que pedi a Deus forças para não desmaiar de sono em cima dele. Mas para viver cada coisinha dessas eu abri mão de muito. Filhos mudam tudo, tiram tudo do lugar. Chegam sacudindo nossas vidas, remanejando nossas prioridades, alterando nossa realidade de maneira irremediável. Depois que chegam, nada, mas nada mesmo, voltará a ser como antes. Nós nunca mais seremos como antes. Se você não está dispost@ a pensar no bem deles antes mesmo de pensar em você, siga sua vida sem filhos. Os filhos que você não terá agradecem. 

Um comentário:

  1. Ahh como eu conheço pessoas que nunca deviam ter tido um filho..... algumas infelizmente beemm próximas e a gente assite a criança sendo largada ali, aqui, levando uns berros aqui, levando a culpa que o pai foi embora e já está plannejando filhos com outra mulher....
    A criança não salvou o relacionamento que já era uma droga...a criança, que culpa nehnhuma tem já cresce com toda essa bagagem ...
    Algumas pessoas realmente não fazem uso da inteligência ou então realmente acho que não tem...
    beijos

    ResponderExcluir