quinta-feira, 7 de março de 2013

Para tempo. Para.


O dia começou cedo. Miguel acordou às 5:00hr para mamar.Como de costume, o peguei do bercinho colado com a cama e o pus ao meu lado. Mas diferente dos outros dias, eu não dormi. Enquanto mamava o observei. Como está grande, como suas feições mudaram! 7 meses. Ontem eu pari, hoje ele completa 7 meses.  Enquanto o observava roguei a Deus por mais tempo.O tempo é impiedoso, passa sem nos pedir licença. Aquele bebê molinho, que apenas me olhava com grandes olhos expressivos deu lugar a um bebezão esperto que engatinha a casa toda, levanta segurando os objetos e ensaia os primeiros passos apoiando-se no sofá. Já não sou mais o seu mundo. As mãozinhas ávidas por novos toques, os olhinhos ansiosos por novas descobertas vão muito além de mim. O tempo me mostra que não o controlo. Meu bebê cresce rapidamente. A cada dia uma nova habilidade me mostra que um dia não será mais o meu bebê.
Para tempo, para mundo! Deixa que eu aproveite mais o cheirinho inigualável da minha pequena joia. O cheirinho que não há aroma no mundo que se compare. Cheirinho doce, inconfundível. Me deixa aproveitar um pouco mais os olhinhos que me observam, curiosos. O olhar que diz tudo que seus "dada-papa" não falam. Os olhinhos que me mostram que não preciso de palavras. Os olhinhos que me desnudam a alma. Os olhinhos que buscam os meus pra ter certeza que está tudo bem.Ah, tempo, me deixa aproveitar mais essa relação de confiança, dependência e fusão que temos hoje. Me deixa curtir um pouco mais o calor do corpinho que me agarra quando está com medo, assustado.O corpinho que se lança de onde estiver, certo que o segurarei. Me deixa aproveitar os bracinhos que se abrem me pedindo abrigo. Quero mais tempo para aproveitar os momentos em que dormimos agarradinhos, em que sua cabecinha repousa em meu braço e nossas respirações alcançam um mesmo compasso.
Para tempo, para. Não quero que esses momentos passem. Quero ter pra sempre a energia de um bebê iluminando minha casa, minha vida. Quero aproveitar esse sorrisinho faceiro, de canto de boca, mostrando de leve os dois dentinhos que crescem. Quero aproveitar mais a pele aveludada, macia e quente. E curtir mais os gritinhos de alegria quando um dos gatos passa descontraído. Aproveitar essa certeza de que ele sempre volta. De que explora tudo, mas meu braço ainda lhe assossega. Aproveitar a convicção de que não sou mais seu mundo, mas ainda sou o melhor lugar do mundo. Aproveitar os momentos em que o observo, amando cada traço, cada característica, os cabelinhos enrolados e as mãos macias. 
Me deixa aproveitar, tempo. Aproveitar para que quando a hora de deixá-lo ir chegar, que eu esteja pronta.   Me deixa aproveitar e juntar o máximo de recordações gostosas possível. Me deixa gravar na minha memória os cheiros, os gostos. Me dá, tempo, oportunidade de costurar todas essas lembranças numa grande colcha pra me aquecer nos dias frios de ausência. Me dá a chance de me sentir pronta pra vê-lo crescer. Porque hoje, quando ele completa apenas sete meses, sinto uma pontadinha de dor, um pouquinho dele se desgrudando de mim. A cada mês o vejo mais independente e mais capaz de realizar proezas sem a mamãe. E não consigo deixar de imaginar o dia que será homem feito, arrumará as malas e seguirá seu rumo.Peço apenas, tempo, que desacelere. Meu coração de mãe babona quer mais. Quer mais colo, mais cheiro, mais carinho, mais dengo. Quer mais beijo, mais grude, mais cheirinho no pé.O coração de mãe quer mais brincadeira boba, mais aperto no nariz, mais dedinho no ouvido. Quer ter a certeza de ter aproveitado tudo, de ter dado tudo de si. Para, tempo. Para.

Um comentário:

  1. Pode ficar emocionada e voltar aqui pra reler de vez em quando?! Tem dias que eu desejo que o meu cresça logo, mas tem momentos que eu desejo que ele fique pequeno assim por muito mais tempo, procuro cheirar, agarrar, observar e memorizar cada carinha, gritinho, risinho que ele faz, pra me recordar quando ele crescer... Ele ainda nem cresceu mas já estou com saudade desse bebê que cada dia fica maior e mais independente de mim! <3

    ResponderExcluir