terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cores da infância

Antes de descobrir a gravidez, sonhei que estava grávida, que era um menino, e que se chamaria Miguel. Aos poucos começamos a comprar as coisinhas dele, mesmo antes da confirmação do sexo.Como estava bastante preocupada com o parto, acabei dando pouca importância para o enxoval, teríamos apenas o extremamente necessário. Sempre me irritei ao entrar nas lojas: De um lado cortinas, tapetes, enfeites azuis e de outro roupinhas cor de rosa. Desisti de comprar boa parte pronta e resolvi pedir a minha mãe para fazer. Comprei um lindo tecido de bolinhas coloridas. Muitas cores. Rosa, azul, vermelho, amarelo, verde, lilás. Colorido, como a infância tem que ser. 
Meu pequeno tem brinquedo de todas as cores,lilás, verde, amarelo, tem copo cor de rosa e usa a cadeira de alimentação cor de rosa emprestada da priminha. Porque estou falando sobre isso? Porque acho importante dizer que cores são apenas cores. Acho que meu filho precisa aprender que não há para ele cor permitida ou proibida. Azul e rosa não interferirão na sexualidade do meu filho. As cores que ele utiliza não definirão seu caráter.Mas aprender desde pequeno a não ser sexista ajudará muito na formação do homem que espero que ele seja. 
Quantas vezes você parou para pensar nas consequências do que ensina ao seu filho? Quantas vezes você o ensina a ser machista e sexista? Quantas vezes você cobra da criança uma postura de "macho"? Tenho reparado que as pessoas tem verdadeira fissura no pintinho do menino. Não sei nas demais regiões do País, mas aqui, no nordeste, o pintinho é um sinal de macheza. "Cadê o pintinho dele?", " Olha o pintão dele", "O pinto é grande, é macho mesmo". A menina deve esconder "suas partes", fechar as pernas, sentir vergonha do que tem. O menino aprende a supervalorizar o pênis desde pequeno. Assim seguimos disseminando o falocentrismo e criando pequenos machistas tiranos que acreditam ser superiores. Não gosto destes comentários e brincadeiras e aos poucos estou deixando claro para os que convivem conosco. Meu filho não crescerá achando que possui um troféu entre as pernas. Não há nada de especial no fato dele ser um menino. O pênis é apenas o órgão sexual dele.Nada além disso. Não define nada, não lhe dá privilégios.Quero que ele cresça sabendo que meninas e meninos são iguais em direitos e deveres. Temos diferenças físicas e fisiológicas que refletem diretamente em nosso modo de agir e ver o mundo. Mas essas diferenças não cabem no rosa ou no azul.
 Vendo a forma que a maioria das pessoas trata meu pequeno, entendo claramente porque estamos em uma sociedade em que o homem acredita que a mulher nasceu para servi-lo.Como é o homem que você gostaria de conviver? Não seria este o momento de deixarmos homens melhores para o mundo? Homens mais conscientes, mais respeitosos? Homens menos egoístas, menos egocentristas? 
Amargamos tristes dados de violência contra a mulher.Convivemos com homens que violentam sua companheira sexual, física e psicologicamente.Não se engane, estes comportamentos são fruto dos que ensinamos para nossos filhos. Essas atitudes são reflexo direto dos conceitos distorcidos que recebem diariamente da família, dos amigos, da mídia. 
Meu filho saberá que mulheres não são objetos para sua satisfação. Aprenderá que roupa curta não é um convite ao desrespeito. Aprenderá que não é um animal descontrolado. Aprenderá que sua força física superior jamais deve ser utilizada contra ninguém, inclusive contra uma mulher. Aprenderá que homens choram. Daqui a alguns anos ele não lembrará qual foi a cor dos seus brinquedos, do seu quarto ou do seu copinho. Cores são apenas cores, e ele terá uma infância muito colorida. Mas os conceitos de igualdade e respeito estarão arraigados no seu caráter. E eu poderei olhar para ele e me orgulhar do ser humano que se tornou.


2 comentários:

  1. copo da Sophie é azul <3 E Seus brinquedos todos coloridos, só os presentes que quase sempre vem na cor rosa, mas pretendo ensinar ela assim como vc ensina meu tão sonhado genro ! Thais Marty

    ResponderExcluir
  2. Seu genrinho será um homem muito bacana, Thais Marty! Beijo!

    ResponderExcluir